terça-feira, 11 de junho de 2013

Sobre o Tadiotto zen

As pessoas dizem que eu sou zen, não me estresso e tal. E elas estão certas. Talvez não tanto quando pensam, mas sim, eu levo uma vida de estresse bem abaixo da média. Nunca me perguntaram o segredo (não que eu me lembre), então devem achar que faz parte da minha personalidade. Uma parte, sim.

Se a vida fosse um jogo eu poderia dizer que tenho uma skill (não vou escrever isso em português. Foda-se) passiva e uma ativa que me fazem ter esse bônus anti estresse.

A passiva é uma mistura de conformismo e tolerância. O conformismo é tanto uma virtude quando um defeito. Um exemplo vai bem aqui: preciso comprar uma cama nova. A minha tem umas molas que tão incomodando. Pra comprar a cama eu preciso ir numa loja, escolher, combinar a entrega, resolver o que fazer com a minha cama velha e garantir que a troca das camas aconteça ao mesmo tempo, pois não tenho espaço pra duas e não quero passar a noite sem nenhuma. Sem falar da parte financeira, planejar tudo isso dá trabalho (assumo minha preguiça), então eu acabo sempre postergando. A parte ruim é que eu estou deixando de viver um pouco melhor com uma cama nova. A parte boa é que eu não me importo com isso. Quando uma mola incomoda meu ombro eu deito um pouco pro lado e nem xingo ninguém.

Essa parte que chamei de passiva não depende do meu "consciente". É automático. Sempre acontece sem eu agir ou mesmo parar pra pensar. Assim como... uma skill passiva.

A parte ativa tem a ver mais com tolerância. Ela é mais recente e deriva principalmente do meu jeito de ver as coisas.

O universo é formado por matéria, energia, matéria escura, energia escura e qualquer outra coisa que os astrônomos digam que existe. O importante é: essas coisas seguem regras. Não conhecemos todas elas, talvez algumas tenham uma pitada de aleatoriedade no meio, mas não importa, elas existem e funcionam. Sabendo um estado inicial e um conjunto de regras, podemos calcular estados futuros. Isso é física. Foi assim que a NASA conseguiu colocar uma sonda em Marte, por exemplo. Nosso corpo e nosso cérebro (sim, o segundo faz parte do primeiro) não fogem dessas regras. Só não podemos prever estados com tanta precisão nesse caso, pois é impossível, com a tecnologia atual, ler todos os estados iniciais e aplicar todas as regras conhecidas.

Então eu vejo um Renan Calheiros, ou qualquer outro cidadão desse naipe fazendo o que eles fazem. Eu devia ficar indignado, com raiva, irritado... e fico. É instintivo, não tem o que fazer. Mas logo depois eu tomo consciência do meu estado e uso minha skill ativa. Posso ver esse cara como um pedaço do universo seguindo regras. Não é tudo mais tolerável desse jeito? Qualquer injustiça que você vê é apenas a física funcionando. É mais ou menos como dizer "foi a vontade de Deus" mas sem precisar mentir pra si mesmo.

Desse jeito também não me acho no direito de julgar ninguém. E se eu tiver que apontar um culpado: foi o Big Bang.

3 comentários:

  1. Faz sentido. Eu devo ser teu oposto, pq me estresso com tudo pq sou eternamente inconformado. Às vezes, com muito esforço, consigo tolerar algumas coisas. Outras eu preciso de uma válvula de escape, seja xingar muito no Twi... digo.. no www.abacatedoce.net, seja fazer comentários com amigos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não funciona a skill ativa pra ti?

      Excluir
    2. Pra algumas coisas funciona. Eu tenho sido muito mais tolerante do que eu era e estou me orgulhando disso, mas eu não quero deixar meu inconformismo em certas coisas morrer.

      Excluir