segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Capitalism rage


Hoje li duas notícias que me deixaram puto (ui). Vamos em ordem cronológica:


Parlamento grego aprova cortes em meio a protestos violentos. Nem parece uma coisa tão séria, já era de se esperar que a Grécia aprovasse as medidas de austeridade graças à pressão dos outros países. As tais medidas segundo a mesma notícia: "...o corte de 15 mil empregos públicos, uma diminuição de 22% no salário mínimo, flexibilização de leis trabalhistas (para facilitar a demissão de trabalhadores) e um pacote de impostos e reformas previdenciárias." O pacote de impostos obviamente quer dizer mais impostos e as reformas previdenciárias querem dizer menos dinheiro pros aposentados.


É bem ruim até aqui, mas o que me deixou puto mesmo foi o que o primeiro ministro grego falou: "Vandalismos, violência e destruição não tem lugar em um país democrático e não serão tolerados."

Ok, deixa eu ver se entendi... Mais de 800 mil pessoas (de 11 milhões do país) fazem manifestações CONTRA as medidas, e o argumento do cara pra violência é justamente que ela não vai ser tolerada por ser um país democrático. Bitch, please, tu tá fazendo uma coisa que é completamente contra a vontade do povo e fala em democracia? Alguém, por favor, esfrega na cara dele que o motivo da violência é que o estado não tá cumprindo o essencial da democracia.

Ah, e só pra complementar e relacionar com o capitalismo... Quem a Grécia tem que pagar? Bancos e investidores privados. Traduzindo: pessoas que nadam em dinheiro.

Ainda bem que eu sou um cara calmo =). Vamos pra segunda notícia:

Ações da Apple tem forte alta e chegam a US$ 500 nos EUA. Uau! Mas isso é uma boa notícia, a economia tá indo bem! E bota bem nisso: "Em 24 de janeiro, a Apple registrou lucro líquido de US$ 13,6 bilhões para o trimestre encerrado em dezembro". Mas aí lembrei dessas outras notícias que guardei nas últimas semanas: Apple sabe dos abusos em fábricas da Foxconn, mas 'negócio funciona', diz NYT e 'Occupy Apple' leva petições a lojas contra explorações na China.

Tudo bem, só eu mesmo pra ficar puto com uma coisa que é normal do capitalismo. Vamos deixar os milionários acumularem mais dinheiro enquanto a gente vira mais escravo inconscientemente.

Agora, me desculpem, [sarcasm on] vou ali trabalhar duro pra ser alguém na vida [sarcasm off].

Nenhum comentário:

Postar um comentário