sábado, 15 de setembro de 2012

Aleatoriedade

Hoje tive uma ideia legal. Peguei o notebook, os fones de ouvido e uma cerveja e sentei na minha sacada. Depois de ver uns vídeos e dar uma stalkeada no Facebook fiquei pensando no universo (deve ser culpa do documentário sobre Einstein que vi mais cedo).

Comecei a pensar nas deformações do espaço-tempo, como diz a teoria da relatividade. É fácil de imaginar a deformação imaginando um universo 2D que podemos visualizar em 3D, mas como imaginar nosso universo em 4D? Seria como se todo o tempo existisse de uma só vez? Cada partícula existiria nas infinitas posições que ela ocupou em um tempo infinito? Me parece meio chato ver as coisas em 4 dimensões, mas talvez seja só culpa da minha consciência limitada de macaco ;)

Não lembro bem como cheguei no próximo assunto, mas acho que foi a coisa mais intrigante que pensei até hoje, ainda mais por ter uma visão determinista: a aleatoriedade.

Temos impressão que coisas aleatórias acontecem o tempo todo. O resultado da mega-sena, o lugar que um raio "cai", a próxima carta do baralho, o resultado do Random.Next(), o humor de uma mulher de TPM. Consideramos aleatório o que não podemos prever. Mas não podemos prever por só por falta de tempo, poder de processamento e conhecimento das leis do universo. Pelo menos é mais ou menos isso que diz o determinismo. Mesmo as coisas mais complexas seriam o resultado final de todas as leis aplicadas em um estado conhecido. Isso parecia bem claro pra mim... até agora.

A questão é: como chegamos num universo não uniforme? Se tudo segue regras o universo deveria ser uniforme. Não existe uma regra pro aleatório real. Se existisse ele seria previsível. Mas o universo não é uniforme. A matéria se agrupou de forma diferente em cada direção. E agora, José?

Nenhum comentário:

Postar um comentário