terça-feira, 23 de outubro de 2012

Vontade x preguiça (desejo x custo)

Talvez um título melhor fosse "vontade x vontade", já que to pensando em comparar a vontade ter/comer/fazer algo com a vontade pra fazer o que for preciso pra isso acontecer. Talvez alguma outra palavra fosse melhor do que vontade, mas to com preguiça de pensar, então deal with it.

Um exemplo: comprei um saco de pipoca pra microondas com algum sabor diferente (bacon, cheddar, sei lá) há uns meses. Muito bom, mas fedeu a casa toda (o que é bem fácil, considerando o tamanho dela). Era inverno e tive que abrir as janelas pra sair o cheiro. Além de passar frio, não podia caminhar pelado pela casa (até podia, mas fiquei tímido).

O que aprendemos nessa história, crianças? Que não é mais pra comprar pipoca que não seja sabor natural, porque dá muito trabalho, além de ter que aguentar o cheiro por dias. O sabor é melhor, mas o custo disso é muito alto ("custo", essa era a palavra pro título. Ok, tarde demais).

Então, acabei de pensar melhor e cheguei na conclusão que era pra ser "desejo x custo". Fica bem mais genérico e claro desse jeito. E não vou reescrever o texto porque... porque eu posso.

Quanto mais desejo, mais custo cada um vai tolerar, mas isso não quer dizer que o mesmo desejo implica na mesma tolerância pra pessoas diferentes. Eu, por exemplo, sou bem preguiçoso, então se algo dá muito trabalho (não prazeroso), desisto logo. Isso também me ajuda a não ser estressado, porque me exige menos e não me deixa preocupado.

Onde eu queria chegar: tem muita gente dizendo que "não desiste nunca". Que tal não desistir só enquanto vale a pena? Sei lá, não sou um grande entendedor da vida, mas parece bem mais sensato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário