domingo, 20 de novembro de 2011

Fatos e discussões

Ultimamente ando participando de várias discussões com pessoas capazes de argumentar racionalmente. Isso me levou a pensar nas coisas que podem dar errado num debate. Entenda-se “dar errado” como uma discussão improdutiva, que não leva a lugar nenhum.

Consideremos duas pessoas discutindo, com lógica em seus argumentos e sem utilização de falácias. Entendo que elas podem discordar em dois pontos:

No peso de cada argumento apresentado. Por exemplo, uma pessoa diz que a Microsoft é melhor por ter um sistema operacional (Windows) muito mais difundido, e outra defende que a Apple é melhor porque sua marca vale mais. É indiscutível que os dois argumentos são verdadeiros, mas qual deles é mais importante? Acredito que não há maneira simples de chegar a um consenso sobre isso, pois depende muito das convicções de cada pessoa.

Nos fatos que cada um toma como verdadeiros para sustentar seus argumentos. No exemplo que usei acima é muito improvável que os fatos sejam falsos. Sabemos que eles são baseados em pesquisas feitas por empresas especializadas e não há contestação dos mesmos por outras fontes. Infelizmente casos como esses não são tão comuns, e esse é o ponto que quero chegar.

Os incidentes que aconteceram na USP nas últimas semanas, são um ótimo exemplo disso. Podemos ver muita gente defendendo cada lado, mas acredito que ninguém tem certeza do que realmente houve, exceto os que participaram dos eventos.

A informação passa por vários obstáculos antes de chegar a nós. Temos as versões de cada pessoa que participou, seja policial ou estudante, que muitas vezes se contradizem; o filtro da mídia que pode escolher o que publicar de acordo com seus interesses; a incompetência de jornalistas resultando em informações ambíguas e incompletas. O resultado são discussões com argumentos baseados em fatos diferentes ou contraditórios, e não há lógica que resolva essa situação.

Se quiser meu conselho, ignore esse tipo de discussão. Ou, se você gosta de uma guerra sem fim, escolha um lado e procure os seus “fatos”. Só não esqueça seu facão.

2 comentários:

  1. isso ai é igual aquelas discuçoes infanits... meu videogame é melhor que o seu, eu sou a favor da simples logica , melhor p mim nao significa melhor do mundo, apenas muito bom para minha pessoa, infelizmente a maioria das pessoas quer estuprar nosso cerebro empurrando aquilo q desejam e acreditam ser o best, alias ser huamno é especialista em discutir por nada...hahahha, a discuçao é pela discuçao nao tem como objetivo ir a lugar algum q nao apenas seu desabafo irracional.

    ResponderExcluir
  2. Existe sempre o perigo de culminar naquela máxima de "opinião é algo pessoal, cada um tem a sua". Mas na verdade, algumas pessoas apenas tem opiniões mau formadas e não sabem (ou não querem) discutir algo de forma sadia, ou simplesmente defendem suas ideias com imbecilidade e ignorância ou vomitando fatos sem fundamento.

    ResponderExcluir