sábado, 26 de novembro de 2011

Não quero ser um alienado!

Depois que comecei a participar de movimentos populares passei a ouvir (ou ler) seguidamente a palavra “alienado”. Antes disso nem sabia ao certo o significado dela (sério), considerava apenas um xingamento aleatório. A definição que mais gostei foi uma da Wikipédia: “...refere-se à diminuição da capacidade dos indivíduos em pensar em agir por si próprios.” Também pode significar não ver a realidade, acreditar em mentiras ou viver de fantasias.

O que eu costumo ver são pessoas dos movimentos se referindo às outras como alienadas. É normal esperar que quem participa deles, no geral, tenha uma mente mais aberta. Nem sempre é o que acontece.

Alguns se juntam pela empolgação, orgulho, ou qualquer outro motivo, mas continuam fazendo o que faziam antes: repetir informação que já vem pronta. Melhor que repitam as nossas informações, sim, mas não é suficiente. Se você não quer ser um alienado, não basta mudar de lado, você precisa questionar e pensar.

Quero colaborar com isso, mas não sei bem como. Sou um péssimo professor e nem sei lidar bem com pessoas. Tento fazer eles pensarem sobre o que protestam com umas perguntas mais incomuns.

Alguém sabe de outro jeito? Aceito ajuda, dicas, aulas ou seja o que for.

Nenhum comentário:

Postar um comentário